terça-feira, 16 de abril de 2013

Abrace Muito!


http://www.ufmbb.org.br/jca/wp-content/uploads/2013/02/abra%C3%A7o-bom-blog-620x503.jpg
 
Todos dias temos atividades para realizar e muitas obrigações para cumprir. Com isso, nos esquecemos de que temos, também, pessoas ao nosso lado precisando de uma palavra amiga e, às vezes, de um simples abraço.
E por falar em abraço, você sabia que dar e receber abraços não é algo tão simples assim? Quando abraçamos alguém, corre no nosso organismo algumas transformações benéficas para a nossa saúde. O abraço pode nos ajudar a sair da depressão e também ajuda o sistema imunológico do nosso organismo.
Quando uma pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta bastante. A hemoglobina é a parte do sangue que carrega o oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo o coração e o cérebro. Um aumento de hemoglobina harmoniza seu corpo inteiro, e assim ajuda a prevenir doenças e recupera o doente.
Um determinado escritor, em seu artigo sobre a terapia do abraço, dizia que ele deu aos seus pacientes uma tarefa: durante uma semana eles deveriam abraçar quatro pessoas por dia. E ainda acrescentou: “Nunca ouvi dizer que alguém tenha morrido por overdose de abraços”.
É inato nos seres humanos a necessidade do toque, do contato físico. Os animais também gostam do abraço carinhoso. Você já observou a festa que um cachorro faz quando encontra o seu dono? Ele só falta abraçá-lo de alegria!
Ouvi uma ilustração muito interessante sobre o abraço. Numa certa manhã de inverno, dois porcos-espinhos se encontraram. Ambos estavam morrendo de frio. Tiveram, então, a ideia de se aquecerem mutuamente. Deram um estreito abraço, mas logo se afastaram assustados, porque os espinhos de um feriam gravemente o outro. Buscaram, então, certa distância, o suficiente para que não morressem pela intensidade do frio nem se ferissem mutuamente.
Você não é um porco-espinho. É um ser humano, criado por Deus para aquecer muitas vidas.
Não subestime os efeitos do abraço na vida do próximo. Experimente abraçar, usando as mãos e o coração, e você notará a diferença na sua vida e na vida das pessoas a quem abraçou.
Um abraço diz coisas como:
– Sua amizade alegra a minha vida.
– Você é muito importante para mim.
– Sinto muito!
– Sentirei sua falta quando estiver longe de mim.
– Que bom que você veio!
– Amo você!
– Perdão!
– Você é especial para mim.
Um abraço sincero e verdadeiro vale mais que muitas palavras. É de grande valor.
Alguém compartilhou o seguinte: “Na primeira semana de vida de duas crianças gêmeas, cada uma estava numa incubadora, mas uma delas não tinha perspectiva de sobrevivência. Uma enfermeira foi contra as regras hospitalares e colocou as duas crianças juntas numa única incubadora. Depois de colocadas juntas, a mais saudável estendeu o braço e o colocou sobre os ombros de sua irmã. Minutos depois o coração da mais frágil teve seus batimentos estabilizados e sua temperatura foi a níveis normais. Isso vem demonstrar que já nascemos sabendo o valor do abraço.”
Agora que você já sabe o que acontece quando abraçamos o próximo, eu pergunto: Você já abraçou alguém hoje?

4 comentários:

  1. Muitas vezes apenas um abraço faz toda diferença!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um abraço muda o dia de uma pessoa, e como ainda salva vidas, isso eu não sabia,devemos abraçar mais. Um abração para todos

    ResponderExcluir
  3. sim meninas devemos amar e doar carinho a todos...

    ResponderExcluir