segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lição-06 Honra a teu pai e a tua mãe








Honrar pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam.
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não.
Às vezes é difícil honrar pai e mãe porque não temos o mesmo entendimento deles e muitas vezes não vemos motivos para suas ações, o que precisamos entender é que os pais também falham, pois são de carne como nós, porém devemos honra-los mesmo quando estiverem errados.
Certamente existem, pelo mundo afora, filhos que, tristemente, não conheceram seus pais porque foram abandonados por eles ou porque já não existem mais. Outros vivem o dilema amargo de serem órfãos de pais vivos. Sentem a dor contínua da insignificância e do esquecimento. Uma chaga que permanece aberta, sangrando em muitos corações, sem possibilidades de cura. Milhares de filhos carregam no coração a tristeza profunda de ter os pais separados ou bêbados pelas ruas, entregues aos vícios, violentos em casa, incapazes de amar a sua família.
E a pergunta que se apresenta agora é esta: Como amar um pai assim que causa tanta dor e decepção, que não ama o filho, que o abandona, que o despreza, que não se importa com sua vida? Que dor maior pode existir no coração de um filho?
Mas Deus nos diz: “Meu filho, honre seu pai e sua mãe”. Você pode não amá-los porque é difícil perdoar e amar no sofrimento, no abandono, na dor. Mesmo assim, você deve honrá-los. Independente de seus inúmeros pecados, você deve respeitá-los porque a vida não gira em torno da coerência, mas do amor!

Um comentário:

  1. É assim mesmo Dhyessi. Às vezes o desonramos por acreditar que estão errados pelo nosso ponto de vista. Na realidade, há até possibilidade de estarem errados. Mas como você frisou, o mandamento é: "honre a teu pai e a tua mãe".
    Amar verdadeiramente não é fácil. Mas esse é outro mandamento que o Senhor nos deixou.
    Que possamos amar, compreender e honrar nossos pais e ao nosso próximo.
    Ótimo comentário.

    ResponderExcluir